Este artigo é o sétimo de uma série que comenta algumas técnicas de otimização de sites divulgadas pelo Google no documento “Search Engine Optimization Starter Guide” e é uma dica de SEO a todos os nossos clientes dos planos de Hospedagem de Sites.
Este documento está em inglês e pode ser acessado diretamente no site do Google: Search Engine Optimization Starter Guide.
Use tags de cabeçalho apropriadamente
As tags de cabeçalho são utilizadas para estruturar uma página para facilitar a navegação aos usuários. Existem seis tamanhos de tags de cabeçalho, começando com <h1>, a mais importante, e terminando com <h6>, a de menor importância.
Por exemplo, em uma página qualquer poderíamos colocar o nome do nosso site em uma tag <h1> , os títulos dos artigos em tags <h2> e os subtítulos em tags <h3>.
Observe que as tags de cabeçalho aumentam o tamanho da fonte, o que ajuda os usuários a perceber a importância do texto contido nelas, auxiliando na compreensão do conteúdo que vem em seqüência.
Utilizar tags de cabeçalhos de diversos tamanhos, criando uma ordem hierárquica coerente, ajuda a estruturar o seu texto e torna mais fácil para os usuários navegarem pelo seu site.
Práticas recomendadas para a tags de cabeçalho
- Primeiro, imagine que você está escrevendo um resumo esquemático – Assim como você faria ao desenvolver um esboço para um grande projeto: pense nos pontos principais e nos pontos secundários do conteúdo da página e decida em que posição utilizar adequadamente as tags de cabeçalho.
Evite:
- Escrever textos na tag de cabeçalho que não ajudam na definição da estrutura da página;
- Utilizar tags de cabeçalho em que outras tags como <em> ou <strong> façam mais sentido;
- Alternar entre tags de cabeçalho sem nenhuma lógica.
- Depois, utilize tags de cabeçalho com moderação – Coloque tags de cabeçalho apenas onde faça sentido tê-las. Poluir sua página com tags de cabeçalho demais pode tornar a leitura do texto difícil e não deixar nítido onde um assunto começa e onde ele termina.
Evite:
- Utilizar tags de cabeçalho de forma excessiva em toda a página;
- Colocar todo o texto da página em uma única tag de cabeçalho;
- Utilizar a tag de cabeçalho apenas para definir o estilo do texto e não para estruturá-lo.
No próximo artigo, falaremos sobre como otimizar o uso de imagens para sites de busca. Até lá!