Este artigo é o sétimo de uma série que comenta algumas técnicas de otimização de sites divulgadas pelo Google no documento “Search Engine Optimization Starter Guide” e é uma dica de SEO a todos os nossos clientes dos planos de Hospedagem de Sites.

Este documento está em inglês e pode ser acessado diretamente no site do Google: Search Engine Optimization Starter Guide.

Use tags de cabeçalho apropriadamente

As tags de cabeçalho são utilizadas para estruturar uma página para facilitar a navegação aos usuários. Existem seis tamanhos de tags de cabeçalho, começando com <h1>, a mais importante, e terminando com <h6>, a de menor importância.

Por exemplo, em uma página qualquer poderíamos colocar o nome do nosso site em uma tag <h1> , os títulos dos artigos em tags <h2> e os subtítulos em tags <h3>.

Observe que as tags de cabeçalho aumentam o tamanho da fonte, o que ajuda os usuários a perceber a importância do texto contido nelas, auxiliando na compreensão do conteúdo que vem em seqüência.

Utilizar tags de cabeçalhos de diversos tamanhos, criando uma ordem hierárquica coerente, ajuda a estruturar o seu texto e torna mais fácil para os usuários navegarem pelo seu site.

Práticas recomendadas para a tags de cabeçalho

  • Primeiro, imagine que você está escrevendo um resumo esquemático – Assim como você faria ao desenvolver um esboço para um grande projeto: pense nos pontos principais e nos pontos secundários do conteúdo da página e decida em que posição utilizar adequadamente as tags de cabeçalho.

Evite:

  1. Escrever textos na tag de cabeçalho que não ajudam na definição da estrutura da página;
  2. Utilizar tags de cabeçalho em que outras tags como <em> ou <strong> façam mais sentido;
  3. Alternar entre tags de cabeçalho sem nenhuma lógica.
  • Depois, utilize tags de cabeçalho com moderação – Coloque tags de cabeçalho apenas onde faça sentido tê-las. Poluir sua página com tags de cabeçalho demais pode tornar a leitura do texto difícil e não deixar nítido onde um assunto começa e onde ele termina.

Evite:

  1. Utilizar tags de cabeçalho de forma excessiva em toda a página;
  2. Colocar todo o texto da página em uma única tag de cabeçalho;
  3. Utilizar a tag de cabeçalho apenas para definir o estilo do texto e não para estruturá-lo.

No próximo artigo, falaremos sobre como otimizar o uso de imagens para sites de busca. Até lá!

Artigos Relacionados:

Tagged with →