Este artigo é o oitavo de uma série que comenta algumas técnicas de otimização de sites divulgadas pelo Google no documento “Search Engine Optimization Starter Guide” e é uma dica de SEO a todos os nossos clientes dos planos de Hospedagem de Sites.

Este documento está em inglês e pode ser acessado diretamente no site do Google: Search Engine Optimization Starter Guide.

Otimize o uso de imagens

Uma das formas de se otimizar o uso das imagens é dando a elas um nome de arquivo e um atributo “alt” (alternativo) únicos. Mas o que é este atributo “alt”?

O atributo alternativo serve para especificar um texto alternativo para a imagem, caso ela não possa ser exibida para o visitante do seu site, por alguma razão. Assim, se um usuário estiver visualizando o site em um navegador que não suporta imagens, ou utilizando tecnologias alternativas tais como um leitor de telas, o conteúdo do atributo “alt” fornece informações sobre a imagem que deveria ser exibida.

Se você estiver usando uma imagem como link, o texto alternativo dessa imagem será tratado de maneira similar ao texto âncora de um link de texto. No entanto, para otimização, o Google não recomenda a utilização de muitos links de imagens onde pode ser utilizado o texto, ou seja, na dúvida é melhor utilizar o texto para otimizar seu site para sites de busca.

Enfim, ao otimizar o nome da imagem e o atributo “alt” você facilita aos mecanismos de pesquisa de imagens, como a Pesquisa de Imagens do Google, encontrar e catalogar melhor suas imagens.

Práticas recomendadas para imagens

  • Utilize nomes de arquivos e atributos “alt” curtos e que descrevam bem a imagem.

Evite:

  1. Utilizar nomes genéricos como “imagem1.jpg”, “foto.gif”, “1.jpg”;
  2. Escrever nomes extremamente longos;
  3. Preencher o atributo “alt” com palavras-chave ou copiar e colar frases inteiras.
  • Forneça atributos “alt” ao utilizar imagens como links – Se você decidir usar uma imagem como um link, preencher o texto alternativo ajuda ao Google a entender melhor a página para a qual você está apontando. Imagine que você está escrevendo o texto âncora de um link de texto e faça o mesmo para a imagem.

Evite:

  1. Atributos “alt” muito longos que podem ser considerados spam;
  2. Utilizar somente imagens como links de navegação.
  • Guarde suas imagens em um diretório separado – Ao invés de ter arquivos de imagem espalhados em diversos diretórios e subdiretórios do seu domínio, considere agrupar suas imagens em um único diretório.
  • Utilize formatos de arquivos que são amplamente suportados pelos navegadores – A maioria dos navegadores suportam imagens em formato JPEG, GIF, PNG e BMP. Verifique também se a extensão do seu arquivo corresponde ao formato do mesmo.

No próximo artigo, falaremos sobre utilização eficaz do robots.txt. Até lá!

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