Continuando a série de artigos sobre os plugins multi-language que você pode utilizar em seu WordPress para criar sites ou blogs em diversos idiomas, hoje falaremos sobre o Global Translator.
Já falamos sobre o Global Translator em outro artigo, fazendo uma breve apresentação do produto.
Diferentemente dos outros plugins multi idiomas, o Global Translator promete traduzir suas páginas automaticamente, utilizando 4 ferramentas de tradução automática: o Google Translation Services, o Prompt Online Translator, o Altavista Babel Fish e o Free Translator. Utilizando o Google Translation Engine você tem a opção de tradução do seu site para 48 idiomas diferentes. Mas isto dependendo do idioma local do seu site.
É impressionante como fica fácil traduzir o seu site para idiomas diversos num instante. No entanto estas traduções nem sempre ficam perfeitas, e as páginas traduzidas são redirecionadas para o site do tradutor. Talvez por isso você prefira utilizar outros plugins multi-language em seu site….
As configurações do plugin são feitas no próprio painel de admiistração do WordPress, clicando no meno Configurações > Global Translator.
Para que as bandeiras dos idiomas apareça em seu site, basta acessar o menu Aparência>Widgets e arrastar o Widget da Global Translator para o campo desejado.
Um inconveniente é que o idioma Português fica com a bandeira de Portugal, pois o programa não diferencia o português do Brasil e de Portugal…então, para alterar para uma bandeira do brasil você deve criar um arquivo chamado flag_pt.png com a imagem de uma bandeira do brasil nas dimensões 16 x 11 pixels e então substituir o arquivo existente no diretório /wp-content/plugins/global translator
Para instalar este plugin, você deve baixá-lo no site do desenvolvedor (link acima), descompactar os arquivos em seu computador e envá-los via FTP para o diretório /wp-content/plugins do seu WordPress.
Então acesse o plugin em seu administrador do WordPress e ative-o.
Uma outra opção seria instalá-lo através do próprio administrador do seu WordPress, clicando no menu Plugins > Adicionar Novo e então procurando por Global Translator. Encontrado o plugin, basta clicar em “Instalar” e depois ativar.
Por enquanto ficaremos com estes três plugins como sugestão para blogs multi idiomas. Existem vários outros plugins, mas não os consideramos muito bons ou de fácil utilização para sugerir em nosso blog. Se um dia encontrarmos um outro plugin que seja bom, voltaremos com este assunto.
Este artigo é mais uma dica aos nossos clientes de Hospedagem de Sites que utilizam o WordPress como CMS para o seu site.