Se você está pensando em ter um site ou um Blog de sucesso em algum momento você terá que parar e pensar seriamente em trabalhar com um CMS (Content Management System, ou em bom português, um Sistema de Gerenciamento de Conteúdo).
Existem muitas outras opções, mas o WordPress se destaca nessa multidão. Nesse artigo iremos mostrar como conseguir o programa e instalar o WordPress no seu site.
Como fazer o download do WordPress
Atualmente o WordPress se encontra na versão 2.6.3 e ainda esse ano deverá ser lançada a versão 2.7 com inúmeras novidades e inovações.
Mas como a versão 2.7 ainda está em beta iremos utilizar nesse artigo a última versão estável do WordPress, que é a 2.6.3.
Clique aqui para fazer o download do WordPress em português.
O arquivo está zipado e possui apenas 1.2 MB, então o download vai ser rápido mesmo se a sua conexão não for banda larga.
Configurando o banco de dados
Para que o WordPress funcione é necessário criar um banco de dados MySQL no seu Painel de Controle.
O procedimento é simples, mas para os usuários que não têm intimidade com criação de banco de dados, sugerimos que assistam à vídeo-aula sobre como criar um banco de dados MySQL.
Para os que já possuem experiência com esse tipo de procedimento não cabe aqui grandes explicações.
Crie uma base de dados e um utilizador com senha e anote essas informações para o momento da configuração do WordPress.
Como instalar o WordPress
Se você ainda não possui um serviço de hospedagem não será possível instalar o WordPress na Web. Se esse é o seu caso conheça as vantagens dos Planos de Hospedagem de Sites da Zooming.
Descompacte os arquivos e abra o arquivo “wp-config-sample.php” com um editor de texto como o “Bloco de Notas” ou similar e preencha suas informações de conexão do banco de dados.
Você precisará do nome do nome do banco de dados criado, o nome de usuário e a senha definida no banco de dados.
Vamos então preencher esses dados, é simples. No arquivo “wp-config-sample.php” você deverá procurar pela linha “define(‘DB_NAME’, ‘wordpress’); // The name of the database”. Substitua o “wordpress” pelo nome de sua base de dados.
Depois procure pela linha “define(‘DB_USER’, ‘username’); // Your MySQL username” e substitua “username” pelo nome de usuário do seu banco de dados.
Agora a última alteração, procure pela linha “define(‘DB_PASSWORD’, ‘password’); // …and password” e substitua “password” pela senha do seu banco de dados.
Salve o arquivo com o nome “wp-config.php” e envie a pasta do WordPress para seu site via FTP.
Se você não sabe utilizar o FTP, sugiro assistir à vídeo-aulaComo usar o FTP com o Filezila.
Lembre-se de um detalhe importante. Se você enviar seus arquivos para a pasta raiz do site (/httpdocs) e quiser que seu Blog fique com o formato original do seu domínio, não envie a pasta “wordpress”, mas apenas as pastas que estão dentro dela. Deste modo seu Blog ficará acessível pelo endereço raiz do seu site, como “www.zooming.com.br”.
Se você enviar a pasta “wordpress” inteira para a pasta raiz (/httpdocs) seu Blog ficará acessível nesta pasta, como no exemplo “www.zooming.com.br/wordpress”.
Digite no seu navegador Web o endereço de seu Blog. Você verá uma mensagem pedindo para instalar o WordPress.
Clique em “Avançar”, coloque o título do seu Blog e coloque um e-mail válido (esse e-mail será utilizado por sua instalação, por isso precisa ser válido), clique em “Avançar” e o WordPress gerará uma senha aleatória (ela também será enviada para seu e-mail cadastrado) e criará todas as tabelas necessárias para funcionamento do seu Blog.
Agora clique em “Login” para gerenciar seu Blog. O usuário é “admin” e a senha é a aleatória que foi gerada nos passos anteriores.
Você poderá mudar essa senha a qualquer momento nas configurações, mas o ideal é que você crie um outro usuário por motivos de segurança, com uma senha forte.
No próximo artigo abordaremos algumas configurações básicas do WordPress. Até lá!
Fonte: WordPress.org