Este artigo é uma dica de SEO a todos os nossos clientes dos planos de Hospedagem de Sites.
Continuando a falar sobre indexação de blogs e o que pode atrapalhar seu projeto web, hoje vou falar sobre coisas simples mas que acabam passando despercebidas pelos autores e administradores de blogs. A questão da duplicidade de informações. Os buscadores não gostam de conteúdo duplicado, pois geram um número enorme de informações idênticas que serão apresentados para o leitor que busca por informações. Por isso precisamos tomar cuidados especiais para não gerarmos conteúdo duplicado em nossos blogs.
Como evitar conteúdo duplicado?
Geramos conteúdo duplicado, na maioria das vezes, sem percebermos. Um exemplo é quando estamos escrevendo um artigo e vamos colocar ele em uma categoria. Muitos ficam em dúvida de qual categoria colocar o artigo e acabem escolhendo mais de uma. Pronto, seu artigo irá aparecer várias vezes para os buscadores. O mesmo artigo, só que em categorias diferentes. Você gerou conteúdo duplicado sem perceber e pode prejudicar seu posicionamento nos buscadores.
Outra forma de gerar conteúdo duplicado é quando deixamos que os buscadores indexem as páginas de busca interna. Então e interessante bloquear esse tipo de página entre outras específicas de seu próprio site que podem gerar conteúdo duplicado internamente. O ideal é fazer o bloqueio desse tipo de página via arquivo robots.txt. Veja aqui uma ferramenta para gerar o robots.txt automaticamente.
Entenda um pouco mais sobre o robots.txt lendo esse artigo.
Outra maneira de termos o conteúdo de nosso blog ou site duplicado é através do plágio ou cópia total de um artigo. Evite ao máximo copiar conteúdo de terceiros. Isso é prejudicial pra você e pro autor do texto original pelo que já dissemos acima. O plagiador não dura muito na blogosfera, ele é identificado e passa a ser difamado. Sem credibilidade não se sobrevive na blogosfera.
Se o seu caso é o contrário, leia esse artigo com dicas do Google de como se defender dos plagiadores de plantão.