Este artigo é o sexto de uma série que comenta algumas técnicas de otimização de sites divulgadas pelo Google no documento “Search Engine Optimization Starter Guide” e é uma dica de SEO a todos os nossos clientes dos planos de Hospedagem de Sites.
Este documento está em inglês e pode ser acessado diretamente no site do Google: Search Engine Optimization Starter Guide.
Escreva textos âncora melhores
Um texto âncora é o texto clicável que aparece em um link.
No código HTML da página, este texto fica entre as Tags usadas para criar um link:
<a href=”…”>este é o texto âncora</a>
O texto âncora diz aos usuários e ao Google alguma coisa sobre para o que o link aponta.
Os links podem ser internos, para o seu site, ou externos, para páginas de outros sites. Em qualquer uma das situações, quanto melhor for o texto âncora, será mais fácil para seus usuários utilizá-lo e para o Google entender sobre o que a página que você está linkando fala (e sobre que assuntos a sua página trata também).
As boas práticas para criar textos âncora melhores são:
Escolha um texto descritivo: seus textos âncora devem no mínimo dar uma idéia básica sobre o conteúdo da página para a qual apontam.
Evite:
- Usar textos genéricos como “artigo”, “página”, “clique aqui”
- Texto que não tem relação com o conteúdo da página para a qual o link aponta
- Usar endereços de páginas (URL) nos links, a não ser nos casos em que você deseja explicitamente promover o endereço
Escreva um texto conciso: Escreva um texto curto mas descritivo – normalmente algumas palavras ou uma frase curta.
Evite:
- Escrever um texto muito grande, como uma sentença muito longa ou um parágrafo inteiro
Formate os links de modo que eles sejam identificados facilmente: Torne fácil para seus visitantes a distinção entre um link e texto comum. Seu conteúdo será menos útil se os visitantes não puderem identificar seus links ou se clicarem acidentalmente em um.
Evite:
- Usar estilos CSS que deixam os links parecendo exatamente como o resto do texto do seu site
Pense nos textos âncora para conteúdo interno também: Você poderá normalmente pensar em links como se fossem somente para sites externos, porém ao prestar mais atenção para seus links internos você irá ajudar seus visitantes e o Google a navegar melhor pelo seu site.
Evite:
- Criar textos âncora cheios de palavras chave ou muito longos somente para agradar os sites de busca
- Criar links desnecessários que não ajudarão os usuários a navegar no seu site