Poucas pessoas já ouviram falar do DMOZ – Open Directory Project.

O DMOZ é uma espécie de catálogo de sites, um “diretório” como é conhecido este tipo de estrutura de dados em informática.

O DMOZ funciona como o antigo Yahoo, nos primórdios da Internet, onde para encontrar um site você deveria seguir um catálogo hierárquico, algo parecido como uma lista telefônica.

DMOZ

Os diretórios foram totalmente substituídos pelos sites buscadores como o Google, onde os sites são encontrados pela sua relação com as palavras-chave da pesquisa, e não pela sua posição em um catálogo. O próprio site do Yahoo abandonou o formato de diretório e aderiu ao formato de buscador atual.

Porém um site de diretórios em específico ainda é muito importante, pois ele serve como base de informações para os grandes sites buscadores, entre eles o Google.

Este site é o DMOZ – Open Directoy Project, ou Projeto de Diretório Aberto. O DMOZ não pertence a uma empresa como acontecia com o diretório do Yahoo. Ao invés disso, ele é mantido como um projeto aberto, com apoio de diversas empresas peso-pesado da Internet.

Como é um projeto aberto, o DMOZ continua a servir como referência aos buscadores, e deste modo é interessante que seu site esteja catalogado neste diretório.

O DMOZ tem regras rígidas sobre como você deve enviar seu site, portanto confira bem todos os termos listados nos passo de inclusão.

A primeira coisa a fazer é consultar o próprio DMOZ no endereço www.dmoz.org procurando pelo domínio do seu site.

Se ele já estiver lá, sorte sua, não é necessário fazer mais nada. Se ele não está, você deverá solicitar a inclusão, clicando no link “suggest URL” (sugerir uma URL) no menu do DMOZ.

Após ler todos as regras do DMOZ, volte à pagina inicial e comece a procurar a categoria onde seu site se encaixa.

Esta parte do trabalho é a mais complicada e demorada, porém é a mais importante. É extremamente importante que você encontre exatamente a categoria em que seu site se encaixa.

Algumas categorias se desdobram em inúmeras sub-categorias. Neste caso, você deverá encontrar a sub-categoria mas específica possível que se relaciona ao seu site, isto é, você deverá descer o maior número de sub-categorias no catálogo até encontrar a que é melhor relacionada ao seu site.

Ao encontrar esta categoria, clique então novamente no menu “suggest URL”. Desta vez você verá vários campos que deverá preencher, como o endereço (URL) do seu site, o título, uma descrição, etc.

O processo de inclusão do site na categoria é demorado, pois cada envio de URL é revisada manualmente por uma pessoa.

Como a revisão e inclusão é manual, o DMOZ preza muito pela qualidade da inscrição recebida. Deste modo é muito importante que você confira se seu site não estava listado no DMOZ, se você está seguindo todas as regras do diretório e se está cadastrando seu site na categoria mais descritiva possível para ele, caso contrário sua inscrição não será aceita, e em alguns casos, seu site poderá até ser banido do DMOZ.

Para saber se seu site foi incluso você deverá consultar o DMOZ, e verificar se ele aparece em uma pesquisa pela sua URL.

Após seu site entrar no DMOZ ainda levará algumas semanas até que os sites buscadores tomem ciência disso. Tenha paciência, este processo é realmente demorado, mas vale a pena.

Uma dica para encontrar a categoria correta para o seu site é procurar por sites parecidos e de concorrentes, e verificar em qual categoria eles estão cadastrados. Esta poderá ser a categoria do seu site, o que irá lhe poupar um bom tempo de consulta no DMOZ.

{{banner-flash-468×60-1}}

Artigos Relacionados:

Tagged with →