Atualmente no Brasil existem tantos provedores de hospedagem de sites que fica até difícil escolher um para o seu site.
Digamos que você escolha o provedor mais caro de todos: Neste tipo de provedor, o serviço oferecido deve ser impecável. O suporte técnico deste provedor precisa funcionar perfeitamente, tanto o telefônico quanto o suporte online ou por chamados via ticket ou email. O SLA (Tempo de Uptime) do seu site precisa ser quase 100%. E o nível de segurança e backup precisam ser elevadíssimos, quase sem falhas. Então, se você está pagando caro, observe se você tem tudo isso. Se não tem, pondere se vale a pena continuar neste provedor.
Agora, digamos que você escolha o provedor mais barato de todos (existem provedores oferecendo serviços de hospedagem com mensalidades a R$1,00 ou gratuitas: Neste tipo de provedor, provavelmente o suporte não é tão técnico assim ou não é tão monitorado. O SLA não é tão alto e não existe comprometimento com backup pou segurança. Então, se o seu site é importante, será que vale a pena escolher um provedor assim?
Na faixa de preço intermediário é que estão a grande maioria dos provedores de hospedagem de sites. O valor varia pouco de um para o outro. Então, procure saber tudo o que o provedor tem a oferecer, se você realmente utilizará todos os adicionais oferecidos, ou se ele oferece os adicionais dos quais você precisa, teste o suporte técnico deste provedor, analisando o tempo de resposta e o nível de resolução do seu problema, verifique o sistema de segurança e backup do provedor e então escolha o que mais se adequa às suas necessidades.
Observe que nem sempre um atendimento telefônico é o melhor suporte, pois normalmente os atendimentos telefônicos são suporte de primeiro nível, ou seja, os atendentes não possuem qualificação técnica e assuntos mais complicados acabam não sendo resolvidos desta forma.
Enfim, ao esolher o seu provedor de hospedagem de stes, pense perimeiro no tipo de serviço que o seu site demanda (se é um site grande ou pequeno, se tem muito acesso ou pouco acesso, se precisa estar no ar 100% do tempo ou se pode ficar fora do ar algumas vezes ao ano), e então dentro dos provedores que atendam às suas necessidades, escolha o de menor valor, para que você não gaste o seu dinheiro a toa, podendo ter o mesmo serviço ou até um serviço melhor por um preço menor.
Prezada Agnes,
Aristóteles já dizia que “a primeira qualidade do estilo é a clareza”. Parabéns pelo artigo!
Em relação à hospedagem de sites, acredito que um serviço de grande qualidade desculpa muitos pequenos defeitos ao longo de um tempo.
Por isso, pergunto: como você observa a relação entre UPTIME, velocidade e ranking de um site nos mecanismos de busca?
Atenciosamente,
Rafael Zampieri
Olá Rafael,
O uptime não tem grande influência no ranking de um site nos mecanismos de busca, pois mesmo com um uptime baixo, um provedor não deve deixar um site fora do ar tanto tempo a ponto de interferir no monitoramento dos mecanismos de busca.
Já a velocidade do site pode interferir à medida que um site muito lento acaba sendo logo descartado pelo visitante, que não tem muita paciência em ficar esperando a página abrir.
Caindo o número de visitas consequentemente cai o status social do site, status este que conta bastante para os buscadores.
[]s
Equipe Zooming