Dando continuidade à série de artigos que explicam o que é Endereço IP, como funciona o DNS, quais são os principais registros DNS e como funciona o Registro de Domínios, hoje vamos explicar como funciona o DNS:
A palavra DNS significa “Domain Naming Services”, ou em português, “Serviços de Nomes de Domínios”.
Ao se conectar à Internet, seu computador possui configurações indicando qual servidor DNS deve consultar para encontrar os domínios desejados.
O DNS, executado nos servidores DNS, por sua vez, obtém um endereço IP a partir do endereço de domínio digitado em seu browser.
E, tendo o endereço IP, seu computador poderá enviar os dados ao servidor de destino correto, solicitando a página que você deseja ver em seu navegador.
Vamos explicar melhor o processo:
Digitando-se um domínio em um browser, é dado um start para todo um processo de diversas consultas em servidores DNS para que o domínio solicitado encontre seu endereço IP correspondente.
As consultas feitas pelos servidores DNS passam por toda uma hierarquia, chegando sempre ao servidor DNS final, servidor este responsável pelo domínio solicitado.
O servidor DNS final possui todas as informações do domínio, como por exemplo os registros “www”, “mail”, “smtp”, “pop”, etc, e é ele quem vai informar o endereço IP destes serviços para o seu computador.
Assim, encontrando o servidor DNS final você encontra o endereço IP do domínio digitado e o seu computador pode lhe mostrar a página que você deseja acessar.
Existem ainda, diversos tipos de registros DNS que são configurados para a grande a maioria dos domínios.
Vamos falar um pouco dos principais:
- Registro tipo A: (host) é o registro mais comum. Ele simplesmente aponta um endereço de domínio para um endereço IP;
- Registro tipo CNAME: (Common Name) é um registro tipo “alias” (apelido), com o qual é possível apontar um endereço de domínio para outro;
- Registro tipo MX: (Mail Exchanger) é usado para indicar um servidor de email apto a receber mensagens para o domínio. Este registro especial é usado por outros servidores de email, quando precisam determinar para qual servidor devem enviar uma mensagem que precisam entregar.
Ao se inscrever na Zooming, configuramos os seguintes registros para o seu domínio:
- www: Endereço principal do seu site, usado para abrir suas páginas;
- mail: Endereço usado para enviar e receber email, usado na configuração do seu programa de email;.
- smtp: A Zooming separa o serviço de envio de mensagens (smtp) do serviço de recebimento (pop), e neste caso haverá um endereço “smtp” que deverá ser informado na configuração do seu programa de email como servidor de envio;
- pop ou pop3: Semelhante ao endereço “smtp” acima, este endereço é usado na configuração de email dos programas de email como endereço do servidor de recebimento de mensagens;
- webmail: Permite enviar e receber mensagens via um site, sem a necessidade da configuração e uso de um programa de email;
- ftp: Em alguns casos o servidor FTP, usado no envio e recebimento de arquivos do site via protocolo FTP (File Transfer Protocol), utiliza um endereço separado, normalmente indicado pelo registro “ftp”.
Em nosso próximo artigo desta série, falaremos mais sobre Registros de Domínios. Até lá!