O Google lançou mais um produto que promete dar uma chacoalhada na Internet: o navegador web Google Chrome.
Segundo o Google, “o Google Chrome é um navegador feito para tornar a web mais rápida, fácil e segura com um design minimalista que não atrapalha você”.
A interface do Google Chrome é diferente da maioria dos navegadores atuais, como não poderia deixar de ser, sendo um produto do Google.
Além de ser realmente mais simples, as abas que mostram sites diferentes estão em primeiro plano, ficam no topo da janela. Todos os demais campos e botões fazem parte de uma aba, diferente dos demais navegadores onde normalmente os campos e botões são comuns a todas as abas.
Logo na página inicial o Google Chrome mostra a área “Mais visitados”. Esta área mostra miniaturas dos sites que você usa com mais frequência, e é atualizada automaticamente conforme você usa o navegador.
Como não podia deixar de faltar, o Google Chrome tem uma caixa de pesquisas onde você poderá fazer procuras no seu histórico de navegação.
A caixa de endereços também serve como procura. Através dela você poderá informar os endereços dos sites que deseja acessar ou efetuar uma procura no Google.
Outro recurso interessante é a criação de “aplicativos” de sites. Através deste recurso o Google Chrome irá criar um ícone no desktop do seu computador, com um “aplicativo” rodando o site que você configurou. Ao clicar neste ícone você acessará o site, como se estivesse acessando um aplicativo instalado localmente no seu computador.
Para quem cria sites, a notícia de um novo navegador não é exatamente muito bem recebida, pois acrescenta mais uma variável ao já enorme problema de compatibilidade de design e funcionalidade dos sites com os navegadores atuais.
O Google Chrome ainda é um sofware Beta e recém lançado, e por isso ainda apresenta alguns problemas, mas sendo mais um produto do Google só podemos esperar que ele se torne um excelente software com o seu amadurecimento.
Entre os problemas que encontramos estão o carregamento parcial do site da Zooming sempre no primeiro acesso ao site, e algumas instabilidades com estilos CSS em algumas ocasiões.
Você poderá ver mais informações sobre os recursos do Google Chrome e sua história de desenvolvimento no site na página recursos do site do Google Chrome.