Este artigo é o quinto de uma série que comenta algumas técnicas de otimização de sites divulgadas pelo Google no documento “Search Engine Optimization Starter Guide”.
Este documento está em inglês e pode ser acessado diretamente no site do Google: Search Engine Optimization Starter Guide.
Ofereça conteúdo e serviços de qualidade
Criar conteúdo convincente e útil irá ajudar seu site mais do que qualquer outra técnica de otimização de sites descrita nos artigos desta série.
Usuários reconhecem um bom conteúdo quando o encontram, e provavelmente irão recomendá-lo para outros usuários.
Este conteúdo pode estar em diversos formatos, como artigos em blogs, serviços de rede social, email, fóruns ou qualquer outro meio.
Sem um conteúdo de qualidade, dificilmente você conseguirá uma boa reputação com seus usuários e com o Google.
As boas práticas para criar conteúdo ou serviços relevantes são:
Escreva textos de leitura fácil – Os usuários gostam de textos bem escritos e de fácil entendimento.
Evite:
- Escrever textos descuidados e com muitos erros de ortografia
- Inserir imagens substituindo conteúdo textual (usuários podem querem copiá-lo e não conseguirão, e os sites de busca também não conseguirão lê-lo)
Mantenha-se organizado em torno de um tópico – Organize seu conteúdo de modo que seja fácil distinguir onde um assunto começa e termina. Dividir seu conteúdo em blocos lógicos ajudará seus visitantes a encontrar o que desejam.
Evite:
- Inserir grandes quantidades de texto sem formatações como parágrafos, cabeçalhos ou separações no layout
Use termos relevantes – Pense nas palavras que um usuário poderá usar em uma procura que levarão ao seu conteúdo. Imagine as variações de palavras que os visitantes poderão usar para encontrar seu conteúdo, levando em consideração as palavras que alguém sem muito conhecimento sobre o assunto pensará, bem como palavras mais específicas, usadas por quem conhece um pouco mais sobre o tema. O Google possue uma Ferramenta de Palavras Chave que poderá ajudá-lo a encontrar as palavras mais utilizadas nas procuras, bem como suas variações. Outra ferramenta interessante do Google é a de termos de pesquisa mais comuns, que poderá ajudá-lo a encontrar os termos mais usados nas pesquisas feitas no Google.
Crie conteúdo novo e único – Conteúdo novo irá não só trazer seus visitantes novamente, mas também novos vistantes para seu site.
Evite:
- Reescrever (ou até copiar) conteúdo antigo, pois isto irá trazer pouco valor para seus visitantes
- Ter conteúdo duplicado ou praticamente duplicado no seu site
Ofereça conteúdo ou serviços exclusivos – Considere criar serviços novos e úteis que nenhum outro site oferece. Você poderá também escrever um artigo sobre uma nova pesquisa ou contar uma nova e emocionante história. Outros sites podem não ter a experiência, dom ou habilidade para fazer isso, e neste ponto você poderá se destacar.
Crie conteúdo principalmente para seus usuários, não para sites de busca – Criar seu site pensando nas necessidades dos seus visitantes, ao mesmo tempo garantindo que ele será facilmente acessado pelos sites de busca, trará os melhores resultados.
Evite:
- Inserir ínúmeras palavras chave no seu site visando sites de busca, mas que se tornarão incômodas e sem sentido para seus visitantes
- Ter blocos de texto com erros comuns de ortografia em termos de busca, que simplesmente não adicionarão nenhuma vantagem aos seus usuários
- Esconder de maneira enganosa texto dos seus usuários, tornando-os visíveis somente para os sites de busca
A Ferramenta de Palavras Chave do Google também tem a utilização de palavra Anti-Spam e,
estou entrando em contato com a Google com o propósito de obter também este serviço que
considero de vital importância para o site.
O Alexandre Shima sempre competente em seus Artigos( Aulas ) acredito que possa
resolver com mais propriedade esta utilidade para os usuários da Zooming.
Olá Carlos,
Este assunto de Spam é realmente complicado. Temos estatísticas quem mostram que o número de mensagens de spam variam de 92 à 95% das mensagens que chegam no servidor, algumas vezes chegando a 99%.
A Zooming já tem um Firewall de Aplicação, que analisa e filtra dados enviados para o seu site, que em uma das suas funções funciona como um Anti-Spam para o site.
Este Firewall bloqueia várias palavras comuns e links usados por Spammers, como nomes de remédios para impotência, etc, além de bloquear vários ataques de Hackers aos sites.
Mas este Firewall funciona somente como mais uma camada de proteção. A proteção só se torna mais efetiva quando envolve várias outras camadas, como os formulários que exigem a palavra de confirmação que você já mencionou anteriormente.
Esperamos poder oferecer no futuro um formulário com esta função também no Construtor de Sites.
[]s
Alexandre
Encontrei um plugin no google para o wordpress que é admitido pela zooming.
Version 3.1.3: Peter’s Custom Anti-Spam Image Plugin for WordPress Share on Facebook.
Posso instalar este Plugin no meu site?
Olá Carlos,
A princípio não há limitações com relação aos plugins que você poderá instalar no seu site com WordPress na Zooming.
Há uma versão deste plugin para WordPress, mas não sei se é exatamente esta que você comentou, que tem um nome diferente: “WordPress Share on Facebook”.
[]’s
Equipe Zooming
Agradeço a eficiência e a correção.
Na realidade o plugin é:
Version 3.1.3 of Peter’s Custom Anti-Spam Image Plugin for WordPress