Este artigo é o terceiro de uma série que comenta algumas técnicas de otimização de sites divulgadas pelo Google no documento “Search Engine Optimization Starter Guide”.
Este documento está em inglês e pode ser acessado diretamente no site do Google: Search Engine Optimization Starter Guide.
Melhore a estrutura das suas URLs
URL é um acrônimo para Uniform Resource Locator.
Uma URL é simplesmente um caminho para um documento, no formato que todos já conhecem (Exemplo: /construtor-de-sites).
Criar categorias (usando diretórios para organização) e nomes de arquivos descritivos para os documentos no seu site ajudarão não somente a mantê-lo organizado, mas também a um rastreamento melhor dos seus documentos e páginas pelos sites de busca.
Além disso, URLs fáceis e amigáveis ajudarão quem quiser criar links para o seu conteúdo.
URLs complicadas podem ser confusas, criando dificuldades para quem quer informá-las para outras pessoas, e criando possiveis erros caso algum número ou letra fique de fora quando a URL for digitada em algum momento.
Usuários podem criar links para suas páginas usando a URL inteira. Deste modo, se a URL tiver palavras relevantes, ela irá atrair a atenção do usuário.
O Google é bom em rastrear qualquer tipo de URL, porém se você utilizar URLs mais descritivas estará o ajudando a dar mais importância ao seu conteúdo.
As boas práticas para manter uma estrutura de URL são:
Use palavras nas URLs – URLs com palavras relevantes ao conteúdo do seu site e estrutura facilitam a navegação dos seus visitantes. Os visitantes lembrarão delas mais facilmente, e ficarão mais inclinados a clicá-las quando as encontrarem.
Evite:
- Usar URLs longas com parâmetros e identificadores de sessão ou páginas
- Escolher nomes de páginas genéricos, como “pagina1.html”
- Usar palavras chave em excesso, como construtor-de-sites-construtor-de-sites.html
Crie uma estrutura de diretórios simples – Use uma estrutura de diretórios que organize bem seu conteúdo, e que torne fácil aos seus visitantes saber onde estão no seu site. Tente evitar usar a estrutura de diretório para indicar o tipo de conteúdo encontrado nas URLs.
Evite:
- Usar estruturas de diretórios muito longas, como “/dir1/dir2/dir3/dir4/dir5/pagina.html”
- Usar nomes de diretórios sem relação com o conteúdo que está dentro deles
Forneça uma única versão da URL para alcançar um documento – Para evitar que alguns usuários criem links para uma URL e outros para outra, que levam ao mesmo conteúdo (isso também divide a reputação da página nos sites de busca), tente manter somente uma URL para o mesmo conteúdo. Se você precisar ter mais de uma URL, tente usar códigos de redirecionamento 301 nas URLs não preferenciais apontando para as dominantes
Evite:
- Ter páginas iguais em um domínio e em subdomínios deste (Exemplo: “www.zooming.com.br/construtor-de-sites” e “construtor.zooming.com.br/construtor-de-sites” apontando para a mesma página)
- Misturar URLs como “www” e sem “www” nos links internos do seu site. Utilize somente uma forma, com ou sem o “www”, mas não as duas
- Usar letras maiúsculas nas URLs (usuários esperam letras minúsculas, e lembram delas melhor)
Alguns softwares geram URLs automaticamente, baseado em números aleatórios, IDs, datas, etc, que criam URLs complicadas e praticamente impossíveis de serem memorizadas.
Geralmente estes softwares possuem instruções ou plugins para tornar as URLs mais amigáveis automaticamente.
Procure informações sobre “Friendly URLs” ou “SEO” se você usa um software para gerenciar seu site como um software de Blog ou um CMS.