O Google Apps é um conjunto de aplicações, oferecido gratuitamente pelo Google, que você poderá utilizar com o domínio do seu site hospedado na Zooming.
Entre estas aplicações estão o conhecido Gmail, que é o sistema de Email do Google, além do Google Talk (uma ferramenta de comunicação, como o Microsoft Messenger ou Skype), o Google Agenda (uma agenda online e colaborativa) e o Google Docs (editors de texto, planilha e apresentações online).
Neste artigo vamos falar sobre como usar o Gmail com o seu domínio. Falaremos sobre os outros recursos do Google Apps em artigos futuros.
O Gmail é um dos melhores sistemas de email disponíveis na Internet. Através do Gmail você poderá enviar e receber mensagens de tamanho muito grandes, e terá caixas postais com uma grande capacidade de armazenamento.
O Webmail do Gmail é também muito bom, mas ele tem um funcionamento um pouco diferente dos Webmail normais.
Ao invés de organizar suas mensagens em pastas, você acabará deixando tudo na pasta de entrada, e irá localizar as mensagens desejadas através do sistema de procuras, que é muito bom, assim como o sistema de procuras de sites do Google.
Além de enviar e receber mensagens online através do site do Gmail, você poderá também configurar suas contas no seu programa de email preferido do seu computador, como Outlook Express, Thunder Bird, Windows Mail, etc.
Falaremos mais sobre como configurar sua conta do Gmail no seu programa de Email do seu computador em um próximo artigo. Neste artigo vamos nos concentrar somente em configurar sua conta no Google Apps e na ativação do seu domínio nesta conta.
Antes que você prossiga é importante que você saiba que ao passar a usar o Gmail como seu sistema de Email, você estará sujeito às regras impostas pelo Google, e às características operacionais e garantias dos serviços que o Google impõe.
Uma consequência disto é que o Google irá “ler” todas as suas mensagens.
Não estamos dizendo que alguém irá ler todos os seus emails, mas sim que haverá uma análise automatizada pelo sistema do Google, que irá usar estas informações para alimentar a base de dados do Google com as estatísticas que fazem com que os serviços do Google sejam tão bons.
Um efeito disso você verá no site do Gmail ao acessar sua conta. Você verá diversas propagandas do Google dirigidas diretamente a você, pois o Google saberá qual é o seu perfil de uso e quais assuntos podem lhe interessar (pela análise das palavras-chave das suas mensagens).
Esta é a base de todo o negócio do Google, que gira praticamente em torno das informações estatísticas sobre o interesse das pessoas na Internet e na exploração desta informação, diferente do modelo de negócios da Zooming, que vende diretamente uma prestação de serviços.
Se as questões acima não são problema para você, veja então como configurar o seu domínio para usar o Google Apps.
Primeiro acesse o site do Google Apps no endereço http://www.google.com.br/a
No canto direito da página existem 3 tipos de perfils de soluções do Google Apps:
- Empresas e funcionários
- Escolas e estudantes
- Organizações e membros
A opção para “Empresas e funcionários” tem recursos avançados pagos, não disponíveis nas outras opções. A opção “Escolas e estudantes” é gratuita, e pode opcionalmente não mostrar banners do Google nas páginas do Google Apps, porém você deverá provar que se encaixa nesta categoria.
Para este exemplo, clique no link “Organizações e membros”.
Na próxima página clique no botão “Compare edições e inscreva-se”.
Escolha a edição que lhe interessa comparando as opções na tabela mostrada na página. Para este exemplo vamos escolher a opção “Standard”, que é gratuita. Clique no botão “Inscreva-se” para continuar.
Na seção “Desejo usar um nome de domínio existente”, marque a opção “Administrador: eu possuo ou controlo este domínio” e insira o nome do seu dominio no campo “Insira o seu nome de domínio”.
Preencha os dados solicitados no próximo passo da inscrição, informando o número de usuários que vão usar o Google Apps, seu nome, seus dados de contato, etc.
Marque a opção que diz que você está ciente que são necessárias alterações no DNS.
Clique então no botão “Continuar”.
No terceiro passo, informe um nome de usuário para criar uma conta de administrador para seu domínio no Google Apps. Guarde bem esta conta e a senha, pois ela será necessária para administrar sua inscrição do Google Apps.
Após ler e aceitar os termos e condições, clique no botão “Aceito. Continuar a configuração” para continuar.
Inicialmente todos os serviços ficarão inativos até que você confirme a propriedade do seu dominio.
Para fazer isso, clique no link “Confirmar propriedade de domínio” na linha de texto que aparecerá logo abaixo do menu principal.
Na próxima página, selecione a opção “Fazer upload de um arquivo HTML” na caixa de opções.
Siga as instruções no passo 1 e 2 logo abaixo, que solicitam que você crie um arquivo HTML com um conteúdo especifico e o coloque no diretório raiz do seu site.
Note que o arquivo deve ter exatamente o nome e o conteúdo mostrado nas instruções. Geralmente o nome do arquivo é “googlehostedservice.html”, e o conteúdo é uma sequência de caracteres estranhos, como “googlefffffffc877939”.
Você pode criar o arquivo no seu computador com o Bloco de Notas do Windows, e enviá-lo para seu site via FTP ou pelo Gerenciador de Arquivos do Painel de Controle Zooming.
Para saber como enviar e receber arquivos via FTP, por favor veja a vídeo-aula sobre como usar o FTP com o FileZilla.
Para mais informações sobre o Gerenciador de Arquivos, por favor veja a vídeo-aula correspondente nas vídeo-aulas sobre o Painel de Controle Zooming.
Após enviar o arquivo para a pasta raiz do seu site (que é a “/httpdocs”), clique no botão “Verificar” nesta página.
O Google irá verificar a propriedade do seu domínio consultando o conteúdo deste arquivo no seu site. Esta operação poderá levar até 48 horas.
Não exclua este arquivo do seu site mesmo após a verificação, ele poderá ser consultado novamente pelo Google mais tarde.
Para configurar o email, clique no link “Ativar e-mail” na página principal do Google Apps.
Na próxima página leia as instruções do Google e os avisos sobre possíveis interrupções temporárias no seu serviço de email.
Em “Exibição de instruções para:” selecione a opção “Qualquer empresa de hospedagem”.
A página irá mostrar um quadro com configurações de DNS que devem ser alteraradas para o seu site, para o registro MX.
Ao alterar a configuração dos registros MX no DNS do seu domínio você estará informando que as suas mensagens não deverão mais ser entregues no servidor de email da Zooming, mas sim no servidor de email do Gmail.
Você poderá editar as configurações de DNS do seu site no Painel de Controle Zooming, através do ícone “Definições de DNS”.
Por padrão o acesso a este ícone está desabilitado na Zooming, mas você poderá solicitar a habilitação através de um chamado de Suporte Técnico.
Começe a alteração excluindo todos os registros da lista de registros DNS do seu domínio que tenham o “Tipo de Registro” MX (exclua somente este tipo de registro, caso contrário você poderá retirar seu site do ar).
Clique então no ícone “Adicionar Registro” para fazer a adição de todos os registros mostrados na tabela no site do Google Apps.
Selecione o tipo do registro como “MX”, deixe em branco o campo “Insira o domínio de e-mail”.
Insira o nome do servidor informado pelo Google no campo “” (note que o último ponto no nome do servidor já é fornecido pelo Painel de Controle, então remova o ponto final do nome do servidor fornecido pelo Google).
Por fim ajuste o campo “Especifique a prioridade do servidor de troca de e-mail” com a prioridade informada na tabela do Google.
Repita a operação acima para cada valor informado no site do Google.
Clique então no botão “Atualizar” no topo da página no Painel de Controle para efetivar as alterações que você fez.
O resultado final será algo parecido com a tabela abaixo:
Se alguma coisa der errado neste processo, basta que você reverta as configurações DNS do seu dominio para os valores originais no Painel de Controle, clicando no ícone “Repor a Predefinição”.
Se você for reverter as alterações, selecione os campos conforme mostra a imagem abaixo e clique em OK para reverter todas as alterações para os valores padrão.
No site do Google Apps clique no botão “Concluí esta etapa” para confirmar que você já alterou seus registros MX.
Basta agora aguardar a confirmação das alterações que será feita pelo Google, que poderá levar até 48 horas.
Pronto, se todas as alterações foram feitas corretamente, seu email passará a ser entregue no Gmail, e não mais no servidor da Zooming.
Você deverá acessar o site do Google Apps e criar todas as contas de Email que você desejar usar neste serviço, pois as contas (e mensagens) não serão importadas do servidor da Zooming. Para isso, clique no menu “Contas de usuários”.
Você poderá criar até 50 contas de usuários na versão gratuita Standard. Se você precisar mais contas deverá optar pela versão profissional paga.
Para acessar todos os recursos do Google Apps para o seu domínio você deverá visitar o endereço http://www.google.com/a/seu-dominio.com.br (substituindo “seu-dominio.com.br” pelo endereço do domínio que você inscreveu no Google Apps).
Para acessar diretamente o Gmail, use o endereço http://mail.google.com/a/seu-dominio.com.br (substituindo “seu-dominio.com.br” pelo endereço do domínio que você inscreveu no Google Apps). Você poderá modificar o formato deste endereço no site do Google Apps se desejar (implica na edição de outros registros na zona DNS do seu domínio).
A conta que tem direitos administrativos no Google Apps para o seu domínio é a que você informou durante o processo de inscrição descrito neste artigo.
Se você é um cliente de Hospedagem de Sites da Zooming e achou muito complicado, temos um pacote de instalação do Gmail com o qual os nossos técnicos configuram o Google APPs em seu domínio.
Olá pessoal da zooming parabéns pelo tutor. é muito importante usar o conhecimento de bons profissionais como você. Grato pela ajuda… Estava quebrando a cabeça com o Google Apps.
Alguem já conseguiu achar onde loga nessa google apps depois de fazer o cadastro?
Fiz o cadastro tem 10 dias e agora resolvi entrar nesse negocio mais quem disse que o trem tem como logar.
Olá Marcos,
Você deve acessar o endereço http://www.google.com/a/seu-dominio.com.br (informando seu domínio) e deve fazer login com a conta de administração que cadastrou durante a inscrição.
[]’s
Equipe Zooming
Ótimas informações! Trabalhava a pouco tempo numa empresa que utiliza a estrutura do G-mail para os e-mais profissionais. Segundo o administrador de TI eles tem este serviço grátis, para até 500 contas. Por tudo que já li aqui, em outros sites, inclusive nas páginas do Google, não encontro opções gratuitas para empresas. Ele ficou de me passar estas informações. Mas queria, se possível, que você me ajudasse nesta demanda.
Olá Ismael,
A versão básica é gratuita e pode ser utilizada mesmo em empresas. Se você quiser mais recursos, aí sim terá que contratar uma versão paga.
[]’s
Equipe Zooming
Amigo, obrigado pela resposta. Você teria este e-mail ou endereço para estes contato com a g-mal. Tenho muito interesse!
Olá Ismael,
O link para o Google Apps está no próprio artigo.
[]’s
Equipe Zooming
Consigo enviar e-mails do meu googoel app, mas não consigo receber… Sabe o que pode ser? Uso o e-dominios!
Valeu!
Não sei se conseguiu resolver o seu problema?
é que na verdade estou ezatamente com o memso problema se conseguiu a solução favor me ajudar.
Desde já obrigado
Caros,
Adorei saber que o Google APPS Standard, sem dúvidas nenhuma ira me ajudar bastante. Depois de ler as informações eu acabei ficando na dúvida quanto a migração. Como eu faço para migrar os e-mail do outro dominio para este? Tem como?
Fico no aguardo. Grata, Alessandra
Olá Alessandra,
Os emails que você já baixou ficam lá. Após alterar para o gmail, você passa a enviar/receber os emails do seu domínio através do Google. Esta é a diferença. O “nome dos emails” continuam sendo os mesmos.
[]’s
Equipe Zooming
Pessoal,
Eu gostaria de deixar o nome do servidor pop e smtp como pop.meudominio.com e smtp.meudominio.com porém não consegui, se eu crio um registro cname lá apontando não está dando certo. Alguém tem alguma dica ?
Obrigado
Estou tendo problemas, nao recebo emails do domino omnicotton.com … de todos os outros eu recebo normalmente (uol, ig, terra, gmail etc) alguem tem uma luz?
Estou com problemas no recebimento de e-mail, ou seja, consigo enviar normalmente que não consigo receber. Os remetentes me informam que os e-mails estão retornando com erro de host não identificado.
Gostaria de ajuda, desde já obrigado.
Olá Ricardo,
Você é cliente da Zooming? Não encontramos seus dados em nossa base.
[]s
Equipe Zooming
Olá,
Achei muito interessante a matéria. Até aderi a isso, mas agora estava querendo adicionar apenas o quadrado de login e senha do “genérico” do gmail criado para o meu caso na página do meu site, para que todas as pessoas que tenham um email @dominio possam logar pelo nosso próprio site…
Isso é possível?
Será que vocês poderiam me dar alguma dica sobre como posso fazer isso?
Muito obrigado e parabéns pelo post
Esse serviço, atualmente, passou a ser pago em qualquer escolha q você faça =P
Olá Kevin,
Ainda existe uma versão gratuita, mas agora, ao invés de 50 contas de email, você só pode criar 10 contas de email.
[]s
Equipe Zooming
Realmente, é verdade. Conclui todas as etapas, mas na hora de edição do MX, eu coloco tudo certo, e o google diz q tem alguma cosia errada =P. Uso Cpanel.
Ja fiz todos procedimentos, só falta colocar o link no site pode me ajudar, e tambem como configurar o outlook neste caso.
Olá Gerson,
Você deve gerar um arquivo html e então enviar o arquivo via FTP para o diretório raiz do seu site.
Você pode criar o arquivo no seu computador com o Bloco de Notas do Windows mesmo e ele só terá o código que o Google lhe informar.
Para saber como configurar a conta no outlook, leia:
https://www.zooming.com.br/google/use-o-gmail-no-seu-programa-de-email-favorito/
[]s
Equipe Zooming