Este é o quarto e último artigo da série sobre a instalação do Joomla 1.6.

Agora que você já enviou os arquivos do Joomla 1.6 para o servidor onde o seu site está hospedado, podemos iniciar a instalação propriamente dita do programa:

Primeiro acesse a URL do seu site (http://seudominio.com.br). Automaticamente você cairá na página de instalação do Joomla, instalação esta que ocorrerá em 7 passos.

No primeiro passo, você deve selecionar o idioma do seu site, no nosso caso o Português (Brasil), e então clicar em “Próximo” no topo direito da sua tela:

No segundo passo, o Joomla irá verificar se o seu servidor possui todos os componentes necessários à instalação do programa. Provavelmente o “Safe mode” e o “Output Buffering” estarão On, e o Joomla recomendará Off, mas você poderá continuar a sua instalação mesmo assim. Clique em “Próximo” no topo direito da sua tela para continuar:

No terceiro passo você verá os termos da licença do Joomla. Leia atentamente e então clique em “Próximo” no topo direito da sua tela para continuar:

No quarto passo, você deve informar os dados do Banco de Dados que você criou no Painel de Controle da Zooming, conforme o segundo artigo desta série. Observe que o Tipo de banco de dados é o MySQL, o Nome do Servidor é localhost, o Nome do Usuário e o Nome do Banco de Dados são os nomes que você informou ao criar o seu banco de dados e a senha também. Os demais campos podem ficar com o padrão do Joomla e você não precisa alterar nada. Clique em “Próximo” no topo direito da sua tela para continuar:

No quinto passo, o Joomla lhe permite configurar o FTP do seu site, mas você pode pular esta etapa e deixar em branco, caso não queira deixar gravados os seus dados, por segurança. Assim, sempre que precisar enviar um arquivo através do Joomla será solicitado seu login e senha de acesso FTP. Clique em “Próximo” no topo direito da sua tela para continuar:

No sexto passo, você deve informar o nome do seu site, seu email de contato, o nome do administrador do Joomla (sugerimos admin) e criar uma senha de acesso ao administrador do seu Joomla. Você pode ainda carregar um exemplo de conteúdo desde já ou deixar em branco para fazer isto mais tarde. Clique em “Próximo” no topo direito da sua tela para continuar:

No sétimo passo você verá que a instalação foi concluída com sucesso. Agora, você deve excluir a pasta “Installation” do seu diretório raiz (httpdocs) para poder acessar o seu site e o administrador do seu Joomla. Esta exclusão pode ser feita via FTP ou através do próprio Painel de Controle da Zooming.

Pronto! Agora é só começar a brincar com o programa e fazer o seu site com ele.

Em artigos futuros, ajudando os nossos clientes dos Planos de Hospedagem de Sites, falaremos sobre a instalação de temas ou templates para o seu site feito com o Joomla. Até lá!

Artigos Relacionados:

Tagged with →