Cada vez mais pessoas estão criando seus próprios sites, seja para o trabalho ou por motivos pessoais. E entender como se cria uma página – aprendendo coisas como HTML básico e design de sites – o ajudará a criar sites melhores e o fará gostar deste processo cada vez mais.
Este artigo é uma ajuda aos nossos clientes dos planos de hospedagem de sites que desejam aprender um pouco mais sobre como fazer sites.
Para isto, a HP lançou um curso gratuito e online chamado “Building your first web page”, que lhe fornece toda informação e ajuda prática de que você precisa para criar melhor o seu próprio site.
Coordenado por Virginia O’Connor, uma experiente escritora técnica, o curso o ajudará a criar seu site com mais facilidade e efetividade. Ele consiste em quatro lições, cada uma com tarefas e questionários que o ajudarão a se lembrar do que aprendeu:
1. Design básico de Páginas, a linguagem da web. Aprenda os termos mais utilizados na construção de sites e as ferramentas de que você precisa para escrever suas próprias páginas. Esta lição também o ensina como procurar o melhor programa ou editor, entre as diversas opções existentes.
2. Tutorial HTML, estrutura e texto de um documento. Esta lição ensina os fundamentos do uso do HTML, a linguagem utilizada para descrever o conteúdo web, incluindo os comandos básicos do HTML, e como você pode estruturar um documento HTML para criar uma página com cabeçalho, parágrafos, corpo e outros elementos.
3. Além de simples textos: imagens, formatação de texto e hiperlinks. Aqui você aprende como tornar suas páginas mais interessantes incluindo hiperlinks e imagens, e utilizando diferentes cores, fontes e formatos para seus textos.
4. Publicação do site: colocando sua página online. Finalmente, aprenda a publicar o seu trabalho! Esta lição lhe dá as informações necessárias para escolher seu provedor de hospedagem, decidindo a quantidade de recursos do qual seu site necessita e a utilizar o FTP para enviar seus arquivos.
Como você pode ver, é um curso muito bom para os iniciantes na criação de sites. O único porém é que o curso é em inglês. Mas se você tem conhecimento em inglês, vale a pena fazê-lo, mesmo que o seu conhecimento não seja muito avançado.