Este é o décimo e último artigo desta série de artigos que descrevem ferramentas que o ajudarão a melhorar o seu site.
São 10 ferramentas no total, todas em inglês, e cada uma delas será descrita num artigo da série.
Talvez estes artigos sejam melhor aproveitados por webmasters ou webdesigners, mas qualquer cliente dos nossos planos de hospedagem de sites que pretenda fazer seu site sozinho poderá utilizá-las para tentar melhorar a qualidade do seu site.
A décima ferramenta é o “Google Website Optimizer” (mais um web analytic para testar a usabilidade do seu site):
Funcionamento:
O Google Website Optimizer (GWO) é uma ferramenta gratuita que lhe permite testar e otimizar o conteúdo e o design do seu site.
Você envia algumas variações de uma página web para o programa, e o GWO irá apresentá-las em padrões alternados aos seus visitantes. Por trás das “cenas”, as ferramentas de relatórios do GWO irão monitorar que combinações alcançam índices mais altos de conversão. Ao final do teste, você terá um resultado definitivo, permitindo que você otimize continuamente seu design e melhore a performance do seu site.
Benefícios:
O GWO pode não ser uma genuína ferramenta qualitativa, mas é uma das ferramantas mais importantes que você deve ter em sua lista.
Utilizando algumas das ferramentas descritas anteriormente nesta série, você pode chegar a conclusões melhores sobre que designs e layouts trazem melhores resultados; mas o GWO fornece um teste muito mais ligado à realidade, pelo volume que ele consegue atingir.
O GWO tira o design do campo da adivinhação e lhe fornece um laboratório virtual para testar suas concepções.