Hoje vamos falar sobre um assunto muito questionado em nosso suporte técnico: Como alterar permissões em arquivos e diretórios do seu site.
Você pode alterar permissões em arquivos e diretórios do seu site pelo gerenciador de arquivos do Painel de Controle ou através de um programa de FTP como o FileZilla.
Esta alteração é necessária quando vamos instalar um CMS ou uma loja virtual, por exemplo.
Para alterar pelo Gerenciador de Arquivos do Painel, você deve acessar o seu Painel de Controle, clicar no seu domínio e então no botão “Administrador de arquivos”. Este botão vai listar todas as pastas existentes em seu domínio. Procure a pasta httpdocs, que é onde estão os arquivos de seu site.
Ao lado de cada pasta você verá colunas indicando tamanho, ferramentas, permissões, data da modificação, utilizador e grupo.
Na coluna”permissões”, clique no link da mesma linha da pasta para a qual você deseja alterar permissões.
Ao clicar neste link voce será direcionado para a área onde pode configurar as permissões, deixando-a disponível ou não para o modo leitura (Read), o modo escrita (Write), e o modo de execução (eXecute). Observe que as iniciais das palavras em inglês dos modos são as que aparecem na coluna “permissões”: “rwx”.
Nas instruções de vários programas você verá informações orientando a mudança de permissões para “777”, ou “CHMOD 777”. Uma permissão “777” é a mesma coisa que marcar permissão “rwx” no Gerenciador de Arquivos para os 3 grupos: “Proprietário”, “Grupo” e “Outros”.
Para efetuar esta alteração via Filezilla, você deve fazer a conexão com seu site, clicar com o botão direito do mouse sobre a pasta para a qual você deseja alterar permissões, selecionar o ítem “Permissões dos arquivos” e na janela que se abrir em seguida, marcar as permissões que você deseja liberar, ou desmarcar as que você não deseja liberar.
Pronto! Agora você já pode alterar as permissões de suas pastas e arquivos quando isto for necessário.
Muito obrigado… consegui resolver meu problema o qual era esse mesmo!
Segui passo a passo o tutorial, mas em meu Painel de Controle simplesmente não há o botão Administrador de Arquivo, nem nada parecido.
Olá Junior,
Este artigo é para os Clientes da Zooming, que utilizam o Painel de Controle da Zooming.
[]s
Equipe Zooming